10.5.12

surrealismo

O amor livre em todas as suas formas, o escândalo, a poesia entusiasmada, e um profundo respeito à vida e à Liberdade. Um profundo respeito ao Ser Humano Livre. Arte em estado puro — e desgovernada. Sonhos e desejos. Fantasias. Loucuras deliciosas. Era mais ou menos isso o que os Surrealistas queriam. Eles gritavam para que nunca deixássemos a bandeira da imaginação hasteada no meio do mastro da Vida. Eles repudiavam os conservadores e os hipócritas. Xingavam os acomodados e os autoritários. Chegaram a escrever (André Breton, em 1924) um Manifesto maravilhoso — que você deve ler agora mesmo. Porque os realistas, ainda hoje, temos muito a aprender com os Surrealistas. Os artistas do surrealismo que eu considero mais importantes são: o escultor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritte, o maluco genial alemão Max Ernst, o cineasta espanhol Luis Buñuel e os escritores franceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert.

6 comentários:

Edson Marques disse...

Hoje eu amanheci surrealista...
http://mude.blogspot.com.br/2012/05/surrealismo.html
Tomando café com água benta e escrevendo sobre deuses.
É a vida.

Edson Marques disse...

O mal, quando feito ao bom, é duplamente mal.

satélite abduzido disse...

Edson! Recebi tua correção e desde já te agradeço. então, eu saber onde tirei achando que era da Lispector ai... sei que foi da internet. Agora, puxa vida...onde né? Foi divagando pela internet, provavelmente visitando outros sites...blogs... Desculpa, viu? olha só, infelizmente daqui, do meu trabalho, não abre o blogger na qual mexo no Satélite. Inclusive faz tempo que não posto nada lá...
Mas quando voltar do trabalho, eu darei um jeito de entrar no blog e corrigir. Desde já, obrigada.
Fabiana

Edson Marques disse...

Oi, Fabiana!
Que delícia ler um comentário assim, igual ao teu: compreensivo e refinado.
Abraços, flores, estrelas...
Irei lá, ao teu blog, te ler de novo.

MA FERREIRA disse...

Olá!
Edson,fiquei feliz em encontrar Miró por aqui! Bela escolha desta Obra de Miró que emoldurou seu belo texto!!
E por falar em Surrealismo, a alguns dias atras fui na exposição de
Giacometti que esta acontecendo na Pinacoteca. Fiquei impressionada com suas esculturas e a originalidade se seu trabalho. Vale a pena o passeio.

bj

**lyzardqueen** disse...

Lindo... Simplesmente.