4.11.08

Paritosh Keval

Hoje vou escrever sobre um fato bastante significativo da minha vida: meu sannyas. Pode parecer incrível a vocês, mas sou realmente sannyasin. Certo dia, Osho olhou-me nos olhos fundos, colocou seu polegar em minha testa e disse-me: "You are contentment in aloneness... your name is Paritosh Keval." Significa Alegria em Solitude. Osho também me disse que esse nome nunca seria dado a mais ninguém. Estávamos em Poona. Mas agora estou aqui, ao lado do Oceano Atlântico, sem mapas e sem bússolas, sem pressa e sem medo, tomando vinho branco à luz da lua — e sendo apenas Paritosh Keval — nem mais, nem menos.

Paritosh Keval, portanto, sou eu.
Suponho.



O que é um sannyasin?

Basicamente, o sannyasin é uma pessoa que vive em estado de alerta. Assim, a primeira qualidade de um sannyasin é uma completa abertura à experiência.

Viver existencialmente é o seu único fim. Com espontaneidade, simplicidade, naturalidade — e gostosura.

Ele vive criando alguma coisa nova. Uma poesia, um desenho, uma relação de amor, um sanduíche diferente, um blog, uma cosmologia, uma dança, uma canção, um edifício, ou um prato de macarrão.

Tem um profundo senso de humor, e ri, entusiasmadamente. Não tem maldade no coração. Ele brinca e transa com a Vida o tempo inteiro. O sannyasin não é apenas livre: ele é
a própria Liberdade.

Pode até viver só, mas nunca é solitário. Ama a Solitude — jamais a solidão. E o que o torna ainda mais feliz é a posibilidade aberta de relacionar-se livremente, em todos os sentidos, com qualquer pessoa — em qualquer lugar. Não há restrições à sua inocência e à sua pureza.


Ele vive saltando profundo...