8.1.13

salvei uma barata

Ontem eu salvei uma barata.

Eis como tudo aconteceu: Estávamos num restaurante na Zona Sul de SP, cujo dono é um austríaco maluco de nome Loos, e que nós, por uma série de razões (e de emoções), chamamos de Boteco Divino. Tomei cerveja, discuti Economia com amigos, e ouvi uma música bonita, dançante, alegre, que parece ser Samara. Mas o fato mais interessante da noite foi que salvei uma barata. Assim que entrei num dos banheiros, vi a coitadinha esperneando lá no fundo do vaso, desesperada, quase se afogando. Era uma situação de emergência... Eu precisava ser rápido. Então, peguei uma caneta bic, enrolei nela um pouco de papel higiênico, e pronto: já tinha construído um pequenino guindaste. E foi por ele que ela subiu, arfando, cansadíssima... Depois, quando a coloquei no chão e ela se sentiu segura, olhou-me amorosamente, veio até perto dos meus pés, acenou suas duas anteninhas, me agradeceu sorrindo, e seguiu seu caminho. Como se pode notar — ontem eu salvei uma vida!



A propósito, em 27 de fevereiro de 2012, eu já havia salvado uma formiga.

30 comentários:

twiggy disse...

amo tudo o que você escreve!

Edson Marques disse...

Ontem eu fechei um contrato, escrevi um poema, e criei uma empresa. E salvei uma vida: salvei uma barata.
è a vida...
PNJAENMMEEM.

sonia k. disse...

Bom dia, pequeno grande homem.
Não faço pouco do que faz, mas contratos v. fecha sempre, poesias v. já é uma, empresas fazem parte dos seus dias.
Sui generis mesmo é o salvamento da barata.
Quando contou ontem, ri um bocado imaginando sua heroica tentativa, salvando a bichinha das águas e trazendo-a pra vida.
Impagável a situação.
Com tudo que amo animais, esta eu teria acabado de afogar rs
Após salvamento tão trabalhado, ela deve ter pensado que os seres humanos são insanos mesmo. A maioria persegue e acaba com a raça dela e outros, tão gentil e humanamente, a salva de uma morte inglória.
Tenha lindo dia, jovem herói.

Suzi disse...

Sonia,

Vai se saber que valor Deus dá a uma ameba (Rs...), a uma barata, a um ser, dito humanano? Tem grau? O mesmo? Difícil.

Acabei de ler a seguinte manchete, no UOL - estou saindo, agora - à noite vou ler, mas só isso já me faz, lembrar do meu tamanhinho:

"Galáxia pode ter 17 bilhões de 'Terras', diz estudo."

Ah! Cumprimente o Edson por mim, e te digo, quando formos, os três, detonar aquelas três garrafas, vou te ensinar uma brincadeira: Indiferença glacial. Você vai gostar.

Bom dia a todos, percebo que uns estão mesmo precisados destes votos, mais que outros... Enfim Rs...

Ah! Uma oredem imperativa (Redundei!) agotra Sonia:

Vá imediatamente colocar alguma coisa bela na sua alma, via ouvidos, visão, tato ou paladar. Tadinha dela... Rs... Te gosto viu!

Suzi disse...

Leia-se, acima: humano, ordem e agora!

Apressado come cru mesmo... Delícia! Rs...

Saindo... - sem pressa, melhor... - e levando a Sorte! Vou precisar.

Bandys disse...

Edson,
O que esta havendo por aqui??

Nunca vi isto em tantos anos.

Lembrei-me da formiguinha que vc salvou que que deu pano pra manga com o videos dos gémeos.

Enfim, não falo por mal, só não me acostumei ainda

beijos, baratas e formigas


sonia k. disse...

Salvador das vidas, vi que passou por aqui antes, em total silêncio. Deve ser a brincadeira de indiferença glacial que Suzi ficou de ensinar rs Fique tranquila, Suzi, aqui onde moro se diz "nói é nói" e na terra de meu pai já se dizia "os cães ladram e a caravana passa" rs
O documentário que ficou de ver mais tarde deve ser muito interessante. Faz lembrar de uma palestra do
Mario Sergio Cortella sobre "Sabe com quem está falando?" Já ouviu? (Ele faz um comparativo do tamanho da Terra no Universo)
Talvez Edson já tenha ouvido, vez que é uma palestra dirigida a executivos.
Também adoro vocês e tem sido ótima a convivência e os vinhos (mesmo que prometidos rs).
Por enquanto, até o próximo aceno das anteninhas rsrs

Edson Marques disse...

São 17h52 e só agora estou escrevendo os detalhes dessa operação de salvamento. E acabo concluindo que realmente não sou normal: chorei agora, ao me lembrar da coitadinha lá, se debatendo...


E fico pensando:

Às vezes, quando a gente salva uma vida, a vida realmente salva não é a do salvado — mas a do próprio Salvador.

Ygo Maia disse...

Nossa!
Foi uma atitude heroica. Parabéns!
rsrsrs
Não pude conter os risos ao imaginar a cena descrita. No mínimo inusitada.
Mas tudo o que você escreve se sai bem, é impressionante.
#fã

http://ymaia.blogspot.com.br/

Suzi disse...

- Por que ele te salvaria?

- Não sei, já disse, mas foi fato.

Outras se achegam, rodeiam, e querem saber mais. Já são muitas agora. Admiração.

- Conte mais...

- Como disse, estava já sem forças... E o resto vocês já sabem! Estou muito grata e quero retribuir, peço que sigamos todas juntas até sua casa, para saudá-lo.

- Içaaaaaaaaaaa... demorô, vamos sim...

Seguiram. Às dezenas, ás centenas, às milhares...

Click... distravss... (barulho de porta se abrindo). Edson abre a porta, acende a luz e...

- XUPÊSAAAAAAAAAAAA... Um, dois, três, já...

- O EDSON É UM BOM CAMARADA, O EDSON É UM BOM CAMARADA, O EDSON É UM BOM CAMARADAAAAAAAAA... NINGUÉM PODE NEGAR, NINGUÉM PODE NEGAAAAAAAAR...

Kafkapocket (barulho de Edson caindo ao chão)

- Samara o pobre homem morreu!

- Não meninas, apenas emoção... Já que estamos aqui vamos fazer uma boquinha, vamos ver o que encontramos... Não! Ele não... Não comam meu salvador! Vamos à cozinha...

Edson desperta, medo de abrir os olhos... Tudo quieto. Nada... Olha ao redor, está só. Aliviado, vê que tudo não passou de um sonho.

Vai ao banheiro, lavar o rosto, se recobrar de tão surreal sonho, e...

Suzi disse...

- NÃO DEUS, NÃO... NÃO... NÃO...

Ao se olhar no espelho, o pobre homem, vê uma baratona, olha pra suas mãos, mãos de barata, seu corpo inteiro... Uma baratona azul!

Quase vai ao chão novamente... Por que Deus, por que?

Tentando se entender no corpo de barata, caminha com passos de barata trôpega, e cai em sua cama... Cansado e confuso.

Só vinha em sua mente um olhar amoroso.

Dorme.

Talvez sonhe que é um homem com idéias libertárias, praticante das mesmas, o maior barato!

Daí, o que se sabe é que foram felizes, livres, voando aqui e acolá. Ele, Samara e todas as outras...

Fim.

Patrocínio: Ministério da Saúde, que adverte, antes de freqüentar botecos divinos, uma drágea antes, outra depois... e muita água!



Edson Marques disse...

Suzi,

Você está kafkeando a minha história. Mas não viro baratona, nem mesmo se for azul... rs!

Mas eu já tive uma barata de estimação. Ela gostava de Pizza Hut. Sempre que eu trazia de SP (lá da Augusta com Alameda Santos), ela vinha à sala, onde eu costumava jantar. Chegava perto do meu pé direito, e ficava ali, esperando. Isso foi em 1999. Teresa era o nome dela. Depois eu conto a história.

Mas, Susi, essa tal de Samara é o título de uma música. Vou procurar no Youtube e dar um link no texto de hoje.


É a vida...

Suzi disse...

Se fizer isso eu me vingo com outro link... você é quem sabe... e não vou te chamar de EDISON...OK?

Beijo

Edson Marques disse...

Sonia,

Jamais me esquecerei da barata.

Ah! Também já salvei uma formiga, certa vez. Duas vezes, na verdade. Escrevi a respeito, e depois mostro aqui.

Essa palestra, genial, do Cortella eu já conheço. Muito boa mesmo!

Gostei do "pequeno grande homem"... rs!

Flores...

Edson Marques disse...

Twiggy,
A recíproca também é verdadeira.
Flores...

Edson Marques disse...

Bandys!
Espantou-se?
Mas aqui tudo é permitido...
Flores!

Bandys disse...

Eu sei,
alias faz tempos...


eu devo ter me enganado. Mudou os contares de historias somente.

Evoé!

Edson Marques disse...

Ygo Maia,

Obrigado pelas palavras gentis.
Estive lá, te lendo, mergulhando na leitura...
Abraços,

sonia k. disse...

V. diz que quem ri fica perto de Deus. Já tenho rugas por isso (só por isso rsrs).
Agora, ter amigos como v. e Suzi é realmente pra marcar poltrona fixa ao lado Dele.
Até Kafka não conseguiu parar de rir.
Vocês me fizeram chorar de rir. Suzi é uma artista na escrita e criatividade. Edson, v. é impagável como especial na escolha de animais de estimação. Teresa devia já estar bem gordinha de comer pizza Hut e as formiguinhas até vejo enfileiradas aplaudindo suas peripécias.
Tenho que agradecer - muito - pelos ótimos e hilários momentos que passei aqui com vocês. Um beijo nos olhos da pequena Suzi e do pequeno grande homem.

Anônimo disse...

Boa noite gente!
É essa barata deu no que falar né rsrsrs.
Alguem aceita um pedaço de pizza?rsrsr
Bjs Alessandra

Suzi disse...

Edson,

Já vi que teu repertório sobre o tema é longo. E o assunto é infinito. Abordagens mil. Dá para filosofar até fazer bico. Agora envolver a pizza...?!! Tudo bem, se é assim que quer, que assim seja...

Para empatar com a pizza do Edson, envio o meu chocolate. Sobremesa.

Explicando... Ah! Antes saibam,
não quero acabar com a Páscoa de ninguém, espero...

Tudo que você nunca quis saber sobre as baratas!

Elas estão moídas no seu chocolate, sobrevivem a até um mês sem cabeça e comem seres humanos vivos. (Agora a boa notícia: elas não resistiriam a um ataque nuclear). Conheça o nojento mundo dessa obra-prima da evolução: a barata

http://super.abril.com.br/ciencia/tudo-voce-nunca-quis-saber-baratas-686178.shtml

IMPORTANTE: pense bem antes de acessar o link acima. Sua vida nunca mais será a mesma.

“A ideia não é estragar a sua Páscoa, mas achamos que você deveria saber: uma barra de chocolate comum contém, em média, 8 pedaços de baratas, segundo a Food and Drugs Administration (FDA), o órgão que faz o controle dos alimentos e remédios lá nos EUA.

Elas não fazem parte da receita, é claro — a contaminação acontece durante o armazenamento e o transporte do chocolate. Pescamos essa informação saborosa em uma reportagem da ABCNews, que conta como cientistas acham que esse ingrediente extra, os tais pedacinhos de baratas, pode ser o responsável por causar coceira, irritação e cãimbras em pessoas que, aparentemente, são alérgicas a chocolate — e não o doce em si.

Mas calma. Para a FDA, até então, desde que não haja mais do que 60 pedaços de baratas em cada 100 g de chocolate, está tudo bem e a gente pode se esbaldar. E nem adianta fazer o radical e querer abolir o chocolate da sua vida: vários outros alimentos estão sujeitos à mesma contaminação, como frutas e queijos. “Evitar [insetos na comida] é quase impossível. Você provavelmente teria que parar de comer”, disse o alergista Morton M. Teich ao portal.”

Edson, touché!...

Será que agora está bem desse assunto? Diz que sim, diz que sim, diz que sim...!

Sei que nunca serei perdoada pelos seus queridos leitores, terei que conviver com isso.

Aqui não é o MUDE? Mudança proposta, mude quem quiser.

Argh!

Edson Marques disse...

Sim.

Keila Abreu disse...

Aaaaaiii, Susy.... que maldade...
Senti um leve sadismo nesses dados... rsss

Tipo: agora que eu não como mais chocolates, ninguém vai ter o gostinho de comer também...

kkkkkk

Mas estava lendo sua postagem e fiquei pensando: será que não é a danada da barata que dá esse gostinho tão viciante?! kkkkkkk

Estou ficando viciada é nos comentários às postagens do Edson!

É muito legal!
Dá até um novo livro, Edson!
Já pensou nisso? rssss

Abraços para todos vocês!

Suzi disse...

Keila, acertou.

Mas sou má até a página 5, sei bem que depois todos esqueceremos...

Esqueci... Fosse assim, levar ao pé da letra, nem respirar teria mais coragem.

E se lamba, pois vou poupá-la e todos em falar sobre o pãozinho, o leite, linguiça, salsicha...açaí...

O que me lembra será que o Edson gosta de chocolate...? Rs...


Abraço.

Suzi disse...

Ah! Keila e todos,

Antes que eu me vá, falando em sadismo e maldadezinhas... voltem no post do Edson e abram o link "Samara".

Poesia pura, e como diz aquela amiga esquisita do Edson, "relaxem e gozem". Se puderem... Rs...

sonia k. disse...

Com a musiquinha Samara não deu nem pra relaxar rsrsrs
O botecão estava bom ontem, hein? Só mesmo com muita cerveja e bom papo rsrs

Suzi, v. não me convenceu a deixar chocolates que amo. O que os olhos não vêem....nem o paladar rs É como queijo fresco lá das Minas Gerais. Dizem que é cheio de coisas que nem se imagina. Mas é gostoso...
Se parar pra pensar já imaginou quanta porcaria a gente engole e digere?
O que não mata engorda...
Beijos

Luana disse...

A historia teria um final muito mais legal (a la Tarantino) se voce tivesse resgatado a barata do vaso para entao pisar em cima dela e esmaga-la! haha

ATIRANDO PRATOS PELA JANELA disse...

Parabéns. Confesso que teria dado um pequeno grito e puxado a descarga. Um ato sem pensar, como se a minha vida tivesse em risco.. Um dia chego ao teu nível!

Edson Marques disse...

Link para o post de hoje:

http://mude.blogspot.com.br/2013/01/salvei-uma-barata.html

Edilene Torino disse...