14.1.13

Nota de falecimento

"O poeta sofreu um acidente na descida da Serra, pela Imigrantes. O corpo está sendo velado no Velório Municipal do Guarujá. O enterro será hoje às 17h no Cemitério da Consolação, em São Paulo. A família enlutada agradece as manifestações de pesar."



Desfaça-se o engano sobre a "notícia" da minha suposta morte — que afinal revela-se falsa. Felizmente! Felizmente para mim, pelo menos... Foi brincadeira de um grande amigo meu (talvez o maior), a quem pedi para publicar um texto aqui no blog, pois eu estaria longe da internet por dois ou três dias. Sugeri que ele pegasse um parágrafo qualquer do meu livro Lógica para Crianças (que será logo mais publicado pela Pandabooks). E ele fez exatamente o que eu pedi! Apenas alterou "teu pai" por "o poeta". /// Em respeito aos leitores que, por causa do texto acima, foram levados a pensar que eu havia morrido, vamos a algumas explicações:

Nesse meu livro citado, eu procuro ensinar às crianças que jamais respondam a perguntas mal formuladas. O livro quase todo é um diálogo entre um pai e seu filho adotivo (nessa fase com seis anos), em situações da vida cotidiana. Na página 144, logo após a criança ter respondido (corretamente) à pergunta sobre a quantos graus a água ferve ("depende o grau e depende onde"), e enquanto o pai explica (em espanhol) as funções da Rainha no jogo de xadrez (porque assim a criança aprende a língua enquanto aprende o jogo), o pai resolve fazer-lhe (em português) uma pergunta sobre Lógica:
— Filho, se te disserem hoje à tarde que teu pai sofreu um acidente na descida da Serra, o que você vai pensar?
— Eu primeiro vou perguntar se foi um acidente fatal, ou se só quebrou o para-choque ou a roda do carro...
— E depois?
— Depois eu vou perguntar se foi meu pai biológico ou se foi você...
Vejam que resposta genial essa criança deu!
E o diálogo continua.
— E se você, no intervalo das aulas, recebe um bilhete da professora com um texto assim:
"Teu pai sofreu um acidente na descida da Serra, pela Imigrantes. O corpo está sendo velado no Velório Municipal do Guarujá. O enterro será hoje às 17h no Cemitério da Consolação, em São Paulo. A família enlutada agradece as manifestações de pesar."?
— O que significa "enlutada"?
Depois que o pai explica o significado do termo ainda desconhecido, a criança continua:
— Se o acidente não foi fatal, o corpo no cemitério não é você...
— E se o acidente foi fatal?
— Ah... Daí eu acho que vou chorar...

Então eu dou um beijo na testinha dele, e ele me dá um xeque-mate!

Claro que eu deixei ele vencer... Afinal, eu quero que ele seja um vencedor.

Estou escrevendo esta ressalva na madrugada de 15 e na manhã de 16.01.2013.