9.1.13

linus pauling

Quando eu era pequenininho — e muito menos inocente do que sou agora — eu às vezes mentia que estava com dor de garganta só para que meu pai me levasse à farmácia Nossa Senhora de Lourdes, onde o farmacêutico, o simpático Pedro Pinto, me dava algumas pastilhas deliciosas de Pondicilina. Eu adorava. Uns dez anos depois, esse mesmo farmacêutico viria a ser meu professor de Química. E foi ele que me apresentou Linus Pauling, um químico quântico que ganhou Nobel antes mesmo de eu ter nascido, e que era defensor do uso exagerado de vitamina C. Enquanto quase todos ironizavam essa tese, dizendo que o excesso é simplesmente expelido, eu levantei a hipótese do seu efeito catalisador no metabolismo humano. Pois bem: nesta manhã, estou aqui, tomando café quântico, ouvindo azulões maravilhosos que bicam a banana quase verde que lhes dei — e estudando algo mais sobre esse gênio da Química chamado Linus Pauling. Isso me leva a crer que o Acaso também pode ser quântico.

9 comentários:

Edson Marques disse...

Depois volto aqui para continuar esse texto.
http://mude.blogspot.com.br/2013/01/linus-pauling.html
Agora, um copo grande dágua, uma dose gigantesca de vitamina C, e sódio — muito sódio...

Edson Marques disse...

Meu trabalho é escrever apenas, e contar histórias para mudar o mundo. Arriscar a Vida em teu nome e fazer loucuras por mim também. Dançar profundo à beira do abismo, e tecer a sorte como se aranha.

Porque, no fundo, há dois amantes loucos morando em mim: um poeta e um filósofo.

O filósofo compreende tudo porque reflete muito por sobre o pouco que o outro pensa. E acaba vendo mais longe no espelho das coisas porque tem uma escada chamada Razão.

E isso é bom.

Mas o poeta, esse não compreende nada - porque não precisa de coisa alguma. Nem pensa em pensar profundo, só dança com seus amores. Não vê mais longe, nem vê mais nada. Mas sua escada se chama Poesia.

E isso é belo.

Luana disse...

Olha, meus olhos brilharam ao ler "quantico", por motivos obvios... Vitamina C eh bom sim, mas de fato o excesso eh eliminado pelo corpo.... Mas, nada se destrói! tudo se renova.
Tive um professor na faculdade de física que foi aluno de Pauling....

Suzi disse...

Edson,

Boa tarde!

Estimos tua melhora. Se algum chazinho adiantasse, te recomendaria. Teria que ser um bem especial.

Para os próximos serenos quânticos, agasalha-te ó pensador.

Posso deixar o meu carinho como ingrediente de qualquer chá.

Beijo.

Suzi disse...

Também um chocolatinho bem quente com especiarias e chantili podem amenizar... Rs...

Suzi disse...

Edson,

Sobre estes dois amantes loucos que habitam você, meu desejo, um inspire o outro, ambos você!

Nosso deleite.

Edson Marques disse...

Luana,
Sim, todo excesso ingerido (no caso de vitaminas, inclusive a C) é eliminado. Mas, como você deve ter notado, eu disse que minha tese é que esse suposto excesso, antes de ser expelido, exerce um papel de catalisador.

Continuo firme nessa ideia.

Flores...

Edson Marques disse...

Suzi,

Não entendi essa tua frase "estimo as tuas melhoras"...

Em relação a quê? Capacidade de escrever em português? Se for nesse sentido, aceito... rs!

Se for por causa da vitamina, releia o que eu disse sobre o que Linus Pauling pensava da ingestão exagerada dessa vitamina. Ele achava que TODOS NÓS deveríamos tomar muita vitamina C. E ele morreu (saudável) com 95 anos!

Mais flores...

Edson Marques disse...

Suzi,

Também te agradeço pelo teu desejo de que os dois amantes loucos que me habitam fiquem cada vez mais inspirados.

Inclusive para te mandar flores e estrelas!