25.12.12

quatro coisas

Eu hoje te desejo as quatro coisas mais importantes do mundo: Tempo, Amor e Liberdade — e uma saúde inabalável!

E o meu conceito de Saúde vai muito além do corpo meramente físico. Não basta ter um corpo em forma, com tudo funcionando bem. Não basta ter o cérebro e os rins, o coração e as glândulas, as artérias e os músculos, o pulmão e o fígado — todos os órgãos, enfim — funcionando bem. É preciso também ter um crescimento emocional, intelectual e, principalmente, espiritual. Aliás, para mim, a Vida de um corpo (qualquer corpo) consiste na presença gloriosa do Espírito. Sem este, aquela se vai.
E às vezes me perguntam por que eu defendo como indispensável o crescimento intelectual — além do emocional e do espiritual. Minha resposta: porque a burrice também é uma doença. Tão imperdoável quanto a ira, a gula, o ódio, a inveja, o apego e a maldade. As igrejas costumam chamar essas coisas todas de "pecados", mas para mim são apenas doenças. Curáveis... Plenamente curáveis. Basta que o doente cresça. Emocionalmente, intelectualmente e espiritualmente. Fácil? Não muito. Mas não impossível.

12 comentários:

Edson Marques disse...

E o meu conceito de Saúde vai além do corpo físico: é o crescimento emocional, intelectual, e espiritual. Aliás, para mim, a Vida, basicamente, consiste na presença do Espírito.

Ainda volto a falar mais desse tema.

Flores e estrelas.
E Feliz Natal!

layla lauar disse...

Feliz Natal procê tb Poeta, com tudo que a vida possa lhe oferecer de melhor... Um 2013 iluminado!

abraçO!

Edson Marques disse...

A inveja não passa de um câncer na alma.

A inveja, o apego, o ódio, a maldade, etc.

Vou desenvolver este tema.
Mais tarde.

Suzi disse...

Edson, deitada numa rede sob copa de árvores, um cambucá e uma jabuticabeira, dia abafado, brisa de Deus, pássaros conversando, pedaços azuis de céu vazando pelas copas, nuvens-carneirinhos, aqui só, apartei-me um cadim, firmando uns compromissos comigo mesma. Será que isto é uma espécie de meditação. Ou fisiológica digestão? Primeiro compromisso, continuar firme no propósito de não deixar "fio duma mãe" nenhum tirar-me do eixo. Não lhes dou este direito. logo, não terão este poder.Vim pegar água com gelo e não te resisti. Até!

Edson Marques disse...

Suzi,

Estou tomando cerveja ao lado dos pezinhos de lírio. Azulões comendo banana, vez em quando. Três abelhões vieram interferir na sanha dos pássaros. Venceram, em termos... Enquanto comiam a banana, os azulões nem chegavam perto.

(Abelhões ou vespões, não sei. Pretos, enormes.)

Acho que agora vou almoçar. Convidei Jesus. Aceitou.

É a vida.

sonia k. disse...

Quero muito e muito SAÚDE. Mesmo que dentro de seu conceito que, aliás, é completo.
Hoje consegui levantar cedo como sempre, dar uma fuçada por aqui, voltar pra cama e dormir até quase 1h da tarde.
Muito tempo que não fazia isto. Delícia!!!
Durmo com janela aberta e então acordo com o céu lindo me olhando, mil bem-te-vis me contando que estão me vendo faz tempo... Tenho de acordar sorrindo, não?
Apesar de já ser a tarde, tenha um lindo dia almoçando com Jesus, ótima companhia, sempre sabe o que fala e até instiga algumas coisinhas pra v. experimentar e viver a vida.
Carinhos pela tarde afora.

Edson Marques disse...

Esqueci de dizer que o stress é mortal.

Edson Marques disse...

Sonia,

Eu sei que você tem Saúde!

E isso te torna ainda mais amável...

Flores!

Suzi disse...

Edson, como é bom ler algo que te prenda a atenção, te envolva e que te ampliem os horizontes. Assuntos do meu interesse. Primeira leitura. Voltarei a ler mais uma ou duas vezes, o post, os links e os links dos links. Valeu!

Lisa libanesa disse...

Saúde inabalável...hum... bem, poeta....acho que sem ela não poderemos nunca ter Tempo, nem Amor, nem Liberdade...ela é primordial..
tanto a física quanto a emocional, a intelectual e espiritual...
A saúde a que você se refere,é um tanto quanto complicada, porque nem todos tem o privilégio de ser como você... e ter facilidade de aprender rapidamente e ainda transmitir tantos conhecimentos...
Curáveis? Sim....mas às vezes com muitas dificuldades...
Essa saúde é de fato a mais importante, pois sem ela você fica cego, surdo e mudo...além de morto.Uma pena....

É a vida!!!!


beijos, poeta!

Edson Marques disse...

Suzi,

Realmente, esse link da "burrice" nos leva a textos maravilhosos!
Desvende-os.
O cara é bom!

Flores...

Edson Marques disse...

Lisa,

Ter saúde (desse tipo completo a que me refiro) também não vale quase nada, se não tivermos Tempo, Amor e Liberdade.

É a vida!


Flores...

Dia desses irei lá, comer o Escondidinho sugerido por você.