25.11.12

freud entende

Às vezes, penso em escrever aqui algo mais sério, mas logo me contenho, pois este é um blog despretensioso, experimental, onde só publico ensaios poéticos e frases curtas. Mas hoje quero falar de Freud. Não sou especialista em Freud, mas passei a gostar dele. Suas teorias encantam a todos que procuram conhecer um pouco mais da alma humana. O genial criador da Psicanálise tem sacadas brilhantes. Essa da "interiorização" é uma delas. A chamada interiorização simbólica da autoridade, que normalmente ocorre desde a primeira infância, levanta em nosso peito uma barreira impressionante. Quase intransponível. O fato é que a culpa, o medo, o ódio, o ciúme, a vergonha irracional, o preconceito, a ignorância — todas essas coisas horrorosas nos afastam do amor e da alegria, da liberdade e do prazer. Nos afastam do Conhecimento e da Sabedoria.

9 comentários:

Edson Marques disse...

Chegando agora, aqui. E vou rever o filme Persona, do Bergman. Ou não.
http://mude.blogspot.com.br/2012/11/freud-entende.html
É a vida madrugando ainda...

VIDA E LIBERDADE disse...

MADRUGUEI , COMO SEMPRE, PARA OUVIR O DIA CANTANDO LÁ FORA, NUM CHUVISCO FRIO E POR CONSEGUINTE , OLHAR O SORRISO DAS FLORES... SEMPRE VENHO AQUI. ÀS VEZES DEIXO ALGUM COMENTÁRIO, OUTRAS VEZES SÓ VENHO PARA MATAR SAUDADES...DE VOCÊ!
DEIXO UM BEIJO E CAFÉ PRONTO PARA QUANDO VOCÊ ACORDAR...

SAINDO DE FININHO....

BEIJO NA TESTA...

TCHAU POETA!

VIDA E LIBERDADE disse...

desculpe escrever com maiúsculas...
foi um lapso!

sonia kahawach disse...

Eu juro que sempre pensei que v. escrevesse a sério. Até as pequenas frases que causam rebuliços nas cabeças rsrs Tudo faz parte tão somente de colocações despretensiosas e experimentais? E evocar Freud é sinal de seriedade?
Vou pensar mais a respeito.
Tenha um lindo dia.

Edson Marques disse...

Marilis,

Tudo que você escreve é maiúsculo: não é preciso que as letras sejam... rs!
Compreendo.
Aceitei o teu café virtual.
Flores...

Edson Marques disse...

Sonia,

você disse que sempre pensou que eu escrevesse "a sério", e acertou. No post de hoje eu disse "mais sério"... rs!
Embora tudo que eu escrevo é, no fundo, uma enorme brincadeira. A vida é uma brincadeira. Sou criança, exatamente para poder aproveitar da festa. Sugar o açúcar da existência plena.
Flores...


Edson Marques disse...

Já levantei mais cedo, comi laranja e banana, tomei meio copo de leite, e 252 ml de água benta. Também já dei banana aos sanhaços e aguei os espíritos que moram nos meus pezinhos de lírio...
Vou agora fazer um café em homenagem ao meu ancestral preferido: Leonardo da Vinci.
É a vida.

Anônimo disse...

Prezado Edson, caí aqui sem pára-quedas, atrás de uma flor de abóbora. Naveg... fucei un tanto e tenho duas coisas a te dizer: Descobri que sou um cachorro, ou mais precisamente uma cachorra, e agradecer os minutos em que meus pensamentos voaram. Ah, e também, uma esclamação: Porra, meu! Aqui faz um lindo domingo feio. Espero que tenha um igual. Abs, Suzi.

Anônimo disse...

Em tempo, onde você jura ver um "s" é um "x", tá? Sorry. Abs, Suzi.