29.11.12

deus e energia

Neste nosso Universo, tudo se resume a uma troca de energias. Desde uma paixão adolescente até à bomba atômica, tudo é troca de energia. Desde o ferver da água para um café da manhã, ao ato de acionar a tecla de um notebook; desde a lembrança amorosa que agora tenho da minha Mãe até uma viagem a Júpiter, passando pela conversa deliciosa entre dois bem-te-vis e o florescer de um lírio branco — tudo é troca de energia. Logo, com o apoio do filósofo que mora em mim, e concluindo numa expressão metafórica e poética — Deus é energia. Do meu ponto de vista, Deus é (também, e principalmente) a soma de todas essas energias atômicas dançantes que constituem o Universo. Este Universo — e talvez ainda os outros que possam existir.

11 comentários:

Edson Marques disse...

Deus=Mc³

É a vida...

http://mude.blogspot.com.br/2012/11/deus-e-energia.html

Anônimo disse...

Pensei que você ia dizer que Deus=EMc3!
Você é genial mesmo quando não é modesto... rs!

Suzi disse...

Prezado Edson, uma questão profunda e transcendental. Deus? Não, quase. Gastei alguma energia pensando: Qual será a cor dos amados lírios deste homem? Agora já sei. Daí, eu me dei conta que mesmo amando muito as flores, tendo várias delas, inclusive minha predileta, a íris, não tenho sequer um único pé de lírio! Justamente a flor, dizem ser, a origem do significado do meu nome. Como assim? Bora providenciar um amado pezinho de lírio. Conheço seu perfume desde a infância, perfumes e aromas ficam morando na gente para sempre. Algumas coisas valem muito à pena reviver. Deus? Sim, o lírio é Deus. Abs.

sonia kahawach disse...

Deus, no meu simples conceito, é Energia pura.
Einstein, quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu:
“Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”.
Spinoza foi o que mais me completou com elucidação de Deus. E ainda creio que não existe só esse mundinho que habitamos. O Universo é imenso e nada nos certifica de que não tem outros seres e formas.

Dilly Monnete disse...

Então compartilhamos de um mesmo ponto de vista (:

Virgínia Viana disse...

Creio nas trocas de energia, trocas, trocas e trocas, por toda a Vida..

Edson Marques disse...

Sim, Suzi: o lírio é Deus. Parte de Deus. Concordo...
Flores!

Edson Marques disse...

Sonia, o "Deus de Espinosa" é magnífico! Todos deveriam acreditar nesse Deus. Publiquei algo sobre Ele aqui, no Sermão da Cordilheira. Um Deus plenamente adorável!
Flores e cantos diferentes hoje por aqui. Pássaros passageiros, talvez?!

Edson Marques disse...

O comentário criativo do "Anônimo" lá em cima me deixou pensando... rs!
De qualquer modo, agradeço!
Flores...

Edson Marques disse...

Dilly Monnete:

Compartilhamos!
Flores...

Edson Marques disse...

Virginia Viana:
Trocas, passagens, intercâmbios.
Trocas harmônicas, sim. Mas, às vezes, a harmonia é turbulenta... rs!

Flores!