22.10.12

tchekov

Hoje eu quero te falar de Tchekov. Ele inventou o conto moderno e criou o teatro moderno. Isto já bastaria para ser considerado um gênio. Mas ele ia mais longe. Ele gostava de olhar nos olhos das pessoas ao redor, e dizer: "Olhem para a vida que vocês estão levando: essa vida que vocês vivem, seus putos, é um horror. Mudem!".
Tradução do russo feita por mim, com a ajuda de dois dicionários e meia garrafa de Stolichnaya.

9 comentários:

Edson Marques disse...

Ou talvez tenham sido duas garrafas e meio dicionário, já nem me lembro... rs! Só sei que no original não estava "é um horror", mas sim "é uma merda". Traduzi por horror só para deixar o texto mais leve. Ou, talvez, porque amanheci meio conservador hoje.
Eu gosto muito de Tchekov!
É a vida...

Edson Marques disse...

Por falar em russo, fui aprender a língua porque eu era comunista. E descobri um mundo diferente, belíssimo. Não aprendi tanto assim, nem sou fluente nela. Mas, há cerca de quinze anos que escrevo minhas agendas em russo. Inicialmente, para que Dora, uma namorada ciumenta, não conseguisse entender meus encontros... Quando em público, uso tal método para escrever certas ideias ou textos e poesias também (para evitar que curiosos leiam). Entretanto, de uns quatro anos para cá, resolvi inovar: escrevo em francês, italiano, espanhol, português e tupi-guarani, mas usando caracteres cirílicos. Fica uma maravilha. Completamente ininteligível para quem não sabe um pouco de cada uma dessas línguas. E agora, recentemente, influenciado por Leonardo da Vinci, resolvi incluir alguns caracteres do grego antigo, e mais meia dúzia que eu mesmo inventei...

É a vida!

Edson Marques disse...

Ah! Ainda estou tomando café, ouvindo pássaros e um cãozinho com seus aus delicadinhos. Café sem vodka... rs!

Daqui a pouco vou a Embu das Artes. Fazer algumas...

sonia kahawach disse...

Bom dia, raio! Hoje v. está elétrico como nunca. Tanta confusão para anotar...tanta necessidade de esconder? V. é livre demais pra isso, ou não?
Inveja de poder ir ao Embu das Artes também fazer algumas...
Agora vou tomar meu café sem vodka e sem água benta. Os pássaros me acordaram muito cedo. Acho que também entraram no horário de verão. Carinhos pelo dia afora, com flores e amores.

sonia kahawach disse...

V. me faz rir...e muito. Trocando merda por horror? Conservador você? Oras... é a eletricidade do raio que lhe expande a mente. Vou deixar outro café pronto pra quando voltar do Embu.

12 meses de mudanças! disse...

Oi!
Olhar para a vida...é isso que tenho feito, algo que havia esquecido a decadas...

Bandys disse...

Vim olhar a vida com passarinhos, cães, água benta e a Chá de maça;

Beijos

Edson Marques disse...

Estou lendo os comentários. Todos amáveis. Deliciosos. Deixo flores para todas vocês.

Acabo de voltar. Já é madrugada de amanhã. Ouço trovões. Quando eu era pequeno diziam que era São Pedro arrastando os móveis...

Acho melhor fazer um café. Com água benta, claro!

sonia kahawach disse...

Bom dia! Se for S.Pedro, aqui ele fez mudanças na casa toda a noite inteira. E continua fazendo porque os trovões e clarões não param. Muita chuva.Espero que o lindo Rio Piracicaba não transborde.