20.5.12

cascas

Dizem que as pessoas, para serem felizes, devem se descascar. Devem livrar-se das cascas como se livra de uma lepra. Todos nascemos sem cascas. As crianças, recém-nascidas e até certa idade, são puras, limpas, inocentes. Mas os pais e as mães (medrosos, incultos, e quase sempre despreparados) vão cobrindo-as de cascas. Depois, os professores, a polícia e os patrões (e os namorados ciumentos) completam a cobertura com mais cascas. Muitas cascas. E o que é pior: mais tarde, as próprias pessoas, elas mesmas, erradamente, supõem que essas cascas lhes são naturais, e até indispensáveis. E acabam se cobrindo com mais algumas, escolhidas ao acaso. Mal sabem, as coitadas, que essas cascas não as protegem: aprisionam. E quando descobrem que foram enganadas, geralmente é tarde demais.

Cascas, ou máscaras. Ou neurose freudiana. Grosso modo, são as mesmas coisas. Caso o tema te interesse, faça uma pesquisa. Sugiro o livro Análise do Caráter, do Reich. Ou comece lendo isto. Claro que as cascas, as máscaras, as couraças, as neuroses — tudo são "soluções" de sobrevivência. Soluções que não privilegiam nem o amor, nem o prazer, nem a liberdade. Nem a vida. Mas esta é outra história.

4 comentários:

Edson Marques disse...

Ainda estou escrevendo esse texto. Tomando café, ouvindo pássaros, ao lado dos lírios que hoje desabrocham.
http://mude.blogspot.com.br/2012/05/cascas.html
É a vida.

Leonam Souza disse...

CARO EDSON,
VERDADEIRAMENTE A INTERNET É UMA FACA DE DOIS GUMES. SE POR UM LADO É CAMINHO INFINITO PARA A PESQUISA, PARA O SABER E PARA O ENTRETENIMENTO, POR OUTRO ESTÁ EIVADO DE ARMADILHAS, MENTIRAS E CONTRA-INFORMAÇÃO. É PRECISO MUITO CUIDADO. INFELIZMENTE AO LER O SEU "MUDE" EM http://clariceandoclarice.tumblr.com/ E PINÇAR ALGUNS FRAGMENTOS, NÃO SABIA ESTAR DIANTE DE UM EMBUSTE. DESCULPE-ME. JÁ RETIREI A POSTAGEM DO AR. FAREI OUTRA ABORDANDO TAL ACONTECIMENTO. NO MAIS SÓ ME RESTA PEDIR DESCULPAS E AGRADECER POR SUA GRATA VISITA. O SEU BLOG É MAGNÍFICO E COM UM CONTEÚDO ESPETACULAR. JÁ O ESTOU SEGUINDO. UM FORTE E FRATERNO ABRAÇO DO LEONAM.

Edson Marques disse...

Obrigado, Leonam, pelo retorno, e pelas amáveis palavras de apoio ao blog Mude.
E parabéns pelo teu fundamental trabalho em defesa da Natureza!

Abraços e flores...

Francisco Dalsenter disse...

Vejo pessoas que já não sabem o que é casca e o que é pele. Estão inertes em seus pensamentos padronizados e sugeridos por terceiros. Mal sabem que as cascas que foram colocando ao longo da vida só servem para as tornar dóceis e resignadas durante toda a sua vida. As cascas afastam o risco, repelem a consciência crítica e nos torna sub-humanos ou por que não dizer ideologistas "sine sciens". É preciso se livrar de todas as cascas que suprimem a nossa capacidade de refletir, de criar e de ser feliz!

Um grande abraço poeta!
Francisco Dalsenter
http://muitomaisquesonhos.zip.net/