29.9.11

deus existe

DEUS PODE EXISTIR

Se alguém me diz que acredita na existência de Deus, eu compreendo e respeito imensamente a sua crença. Mas se alguém me diz que Deus existe, eu considero isso, logicamente, apenas uma hipótese, passível de verificação. Por fim, se alguém tenta me convencer de que Deus existe — e ainda me pede o dízimo — eu sugiro que ele estude um pouco mais de História e de Mitologia. E que respeite a minha descrença.


Entretanto, acho belíssima a ideia de existir um Deus. Uma energia poderosíssima, radiante, capaz de criar mundos — e lhes dar sentido. Uma coisa tão maravilhosa assim não pode ficar nas mãos trêmulas de pastores incultos. Temos que nos apropriar dela. Nós, os poetas, os filósofos, os cientistas, as crianças, os artistas, os crentes verdadeiros e os ateus inteligentes — todas as pessoas sensíveis e amorosas — temos que nos juntar a Ele e dar-lhe as nossas mãos. Precisamos impedir que os aproveitadores arrendem sua imagem e pronunciem seu Santo Nome em vão.