20.2.08

ideias do outro

Se amar é "reconhecer afetuosamente o direito que o outro tem de fazer suas escolhas" — como eu disse ontem — será que nisso está implícito que deverei aceitar suas idéias, todas, mesmo as absurdas, e incorporá-las como se fossem minhas, se ele assim o desejar?

Claro que não.

Isto seria uma violência.

Cada um de nós tem um sistema de valores.

Portanto, amar não significa aceitar todas as escolhas que o outro fizer, mas sim somente aquelas que não impliquem uma supressão da minha liberdade pessoal. Se uma determinada escolha feita pelo outro, que diz me amar, contraditoriamente cerceia minha liberdade, ou violenta minha dignidade, ou me causa algum transtorno de qualquer espécie, então essa escolha dele me faz mal — e deve ser rechaçada com o máximo vigor!

Em hipótese alguma, nunca — absolutamente nunca — devemos compactuar com quem nos fere ou nos amputa.


Leia também => Uma nova visão do Amor a partir do Pico.